A abertura do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão concretiza um firme desejo do Senhor Professor de doar a Santarém a sua biblioteca, com justa razão de compreensivo orgulho do seu entranhado amor à cultura, à sua terra, ao ensino e à investigação.
No dia 1 de Março de 2011, foi criado o Centro de Investigação, tendo como base e activo a doação feita pelo Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, à Câmara Municipal de Santarém, aceite na Sessão de Câmara no dia 9 de Novembro de 2009, tendo a sua abertura sido concretizada no dia 26 de Maio de 2012. Está instalado na Casa de Portugal e de Camões em Santarém, comportando os seus 30 mil livros, medalhas, condecorações, quadros e centenas de documentos pertencentes ao seu arquivo pessoal.
Inicialmente, tendo como objectivo a promoção da Investigação nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, decidiu-se o alargamento das áreas originárias do Centro de Investigação, que além do espaço dado às Ciências Sociais e Humanas, abrange, agora, a Ciência e Tecnologia.
No dia da abertura do CIJVS, ocorreu o lançamento do número especial da Revista Mátria XXI, apresentando uma amostra da grande diversidade de estudos de investigação dos membros do Centro.
O Centro de Investigação tem um programa para um labor criativo e recatado, com entusiasmo e lucidez, seguro na sua natureza e missão. Como oficina de trabalho criativo, este Centro de Investigação, tem a força tutelar da sua construção, na radicação aos valores do trabalho de formação humana e científica.
O Centro de Investigação conta com multiplicidade de membros, oriundos de Portugal, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, abrangendo várias áreas de investigação.